terça-feira, 26 de março de 2013

Três Jogos, Milhares de Falhas

Após derrota para Inglaterra e empate com a Azurra, a Seleção Brasileira empata novamente em seu ultimo jogo com o time completo antes da Copa das Confederações.



Nossa seleção vive tempos difíceis, com seu segundo empate seguido, o técnico Felipão terá de quebrar a cabeça para montar um elenco forte para disputar a Copa das Confederações, que ocorre de 15 a 30 de Junho, em território verde e amarelo.

O jogo contra a Rússia, realizado ontem, dia 25/03 no estádio Stamford Bridge, em Londres, pode ter sido uma prova de que não estamos preparados para encarar a responsabilidade de sediar uma Copa do Mundo. E com tal evento próximo, nós vemos nossa seleção em atuação apagada, um jogo morno, que ressalta mais nossas falhas do que as qualidades.



Até os primeiros 15 minutos, a Rússia dominou o jogo, criando várias chances de gol e assustando a seleção brasileira. Aos 12 minutos, os russos quase abriram o marcador com Gluschakov que foi travado por Hernanes. A seleção tentava achar um caminho através do time adversário, mais suas tentativas eram falhas e sempre acabavam com a perda da posse de bola. Com um quarteto em teoria ofensivo formado por Kaká, Fred, Oscar e Neymar, a seleção não criava, e ficava estagnada no meio de campo. Nossa "maior" esperança, Neymar perdeu duas boas chances de gol, uma aos 27, onde chutou para fora e a outra aos 32, quando brincou demais. O primeiro tempo terminou no 0 a 0, com uma Rússia muito mais ofensiva e perigosa do que o acanhado Brasil.


No segundo tempo, os times voltaram iguais e os problemas seguiram os mesmos; a seleção não criava e os russos nos envolviam em seu jogo, chegando com facilidade ao ataque. Nosso primeiro grande lance veio aos 19 minutos, em um chute do lateral esquerdo Marcelo, que foi parado pelo goleiro Gabulov. Aos 22 minutos, Felipão fez sua primeira alteração, colocando Hulk no lugar de Oscar, buscando assim um time mais ofensivo pelas laterais. Mais a mudança não surtiu efeitos, o time ainda estava perdido em campo, sem conseguir criar, o time russo aproveitava de nossos erros para criar suas jogadas e então, aos 27 minutos do segundo tempo veio a facada: após tentativas seguidas de Kerzhakov e Shirokov, ambas tiradas em cima da linha, a bola sobrou para Fayzulin, que não desperdiçou. Rússia 1 x 0.

Sem se desesperar, a seleção foi atrás do gol de empate com mais vontade, conseguindo criar algo, apresentando problemas para a defesa russa, mesmo sem grandes finalizações. Nos 40 minutos, Hulk foi derrubado em cima da linha da grande área por Eschenko, que foi advertido com um cartão amarelo. Porém, Hernanes desperdiçou a chance cobrando para longe. O tempo se esgotava e então, aos 44 minutos, em jogada pelo meio, Hulk passou do marcador e lançou para Marcelo que cruzou para Fred só empurrar para o fundo das redes. O empate finalmente saiu depois de muito sufoco. O jogo terminou assim, e mesmo sendo um amistoso, fica aí a preocupação para a Copa das Confederações, o que Felipão irá fazer para resolver os inúmeros problemas apresentados nos últimos três jogos? Isso amigo, talvez só Deus saiba.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Quartas da UEFA Champions League

Champions Sorteio Quartas de final Painel Duelos Efe


O Real Madrid foi quem teve mais sorte no sorteio e vai enfrentar o Galatasaray. Pela primeira vez participando da Champions, o Málaga terá pela frente o Borussia Dortmund, atual bicampeão alemão e vencedor do torneio em 1997.

Bayern, PSG, Real e Málaga farão o duelo de ida em casa e vão decidir como visitantes.

Os confrontos das quartas de final vão acontecer nos dias 2, 3 (ida), 9 e 10 (volta) de abril. Nesta sexta houve apenas o sorteio para esta fase; o chaveamento para a semifinal será feito também por meio de sorteio, no dia 12 de abril.

Com três representantes pela primeira vez desde 2003, a Espanha é quem tem mais clubes nesta fase. Já a Alemanha tem dois times entre os oito melhores da Europa após 11 anos, enquanto a Inglaterra decepcionou e ficou sem equipes nas quartas, algo que não acontecia desde 1996. O Galatasaray é também o primeiro clube turco nesta fase após cinco anos.

Alguns resultados de jogos entre esses times:

Bayern de Munique x Juventus: 3 vitórias do Bayern, 1 empate, 2 vitórias da Juventus.

Málaga x Borussia Dortmund: Confronto inédito !

Paris Saint-Germain x Barcelona: 1 vitória do PSG, 1 empate, 1 vitória do Barça.

Real Madrid x Galatasaray: 1 vitória do Real, nenhum empate, 1 vitória do Galatasaray.



País (só) do Futebol


Que somos a pátria de chuteiras todo mundo sabe. Porém precisamos ser só ela? Enquanto o milionário futebol, com seus exorbitantes patrocínios é em todo momento exposto nas mídias, os outros esportes, que sobrevivem sem patrocínio, tem pouquíssima divulgação, que ocorre somente em feitos considerados extraordinários, como uma medalha olímpica ou um título mundial.
Um claro exemplo é o vôlei: o Brasil é um dos melhores do mundo no esporte, e a divulgação nas grandes redes é minúscula. A detentora dos direitos da Liga Nacional o repassa para canais de televisão fechada e transmite apenas as partidas decisivas. Isso também ocorre com o basquete, onde somente o Final de Semana das Estrelas é transmitido.
Além de pouca divulgação, os atletas sofrem com dificuldades para treinar: ginastas da seleção, como Diego Hypólito e Jade Barbosa, que treinavam no Clube de Regatas do Flamengo, perderam o contrato, e agora não sabem o que fazer. A medalhista olímpica no salto em distância Maurren Maggi passou a treinar no Centro Esportivo do Exército, no Rio de Janeiro, pois o seu antigo local de treinamento, o Estádio Célio de Barros foi demolido em função das obras para a Copa do Mundo de 2014.
Essa é a situação de muitos atletas da próxima sede dos Jogos Olímpicos em 2016, que, com precárias condições para treinar, tem resultados prejudicados ou até mesmo desistem de competir por isso. É preciso atenção de todos os setores da sociedade para os outros esportes, ofuscados pelo brilho merecido que tem o futebol. Porém, a prosperidade de um não justifica a perda de outro.
Maggi recebendo o prémio máximo na Olimpíada de 2008

segunda-feira, 18 de março de 2013


Seleção de basquete: um time ou um combinado de jogadores?

        Primeiramente, gostaria de me apresentar aos leitores: meu nome é Guilherme Henrique, sou aluno da turma 105 da E.E. Maestro Villa Lobos, e junto com meus colegas Frederico Augusto, Vitor Hugo, Davi Gonçalves e Lucas Vinícius, elaboramos esse espaço como trabalho do curso de Comunicação Aplicada. Nesse blog, falarei sobre esportes em geral, com destaque para o basquete, mesclando informações com opiniões. No próximo parágrafo a postagem em si:

Essa é uma pergunta que todos os amantes do basquete fazem: o que acontece com a seleção brasileira em jogos e campeonatos? Com jogadores renomados no cenário internacional, como os atuantes na NBA: Splitter, Nenê Hilário, Leandrinho Barbosa e Anderson Varejão, e outros bons jogadores, como Alex Garcia e os Marcelinhos Machado e Huertas, a seleção não se acerta.
A Confederação então, investiu em um técnico estrangeiro: trouxe o argentino Rúben Magnano, comandante de sua nação na Olimpíada de 2004, onde levou a medalha de ouro. Mesmo sendo apontada como uma das favoritas nas competições que disputa, a seleção não consegue conquistá-las, sendo o último título o do Pré-Mundial de 2009.
O favoritismo não é comprovado pelo time, pois quando a bola sobe, os jogadores não se encontram, mesmo com a base sendo a mesma a muito tempo. Porém, parece que os atletas se encontraram instantes antes do jogo, e sem se conhecer, já foram para a quadra. Durante as partidas, é possível observar a displicência de integrantes do time, que não parecem estar a vontade ali.
Para que o escrete canarinho volte a brilhar, como na época de Oscar e do brilhante Ary Vidal, é preciso que todos os que fazem parte de sua composição tenham comprometimento e organização.

O craque Oscar, último ídolo do basquete masculino do Brasil, em ação pelo time nacional

A Febre dos Blogs

Os blogs, ferramenta interativa, usada para disseminar ideias, costumes ou informações, foram criados por John Barger, no ano de 1997. Era o chamado Weblog, espaço usado como um diário pessoal por muito de seus usuários, no primeiro formato dos blogs até o atual estágio.
Esse expediente é usado bastante hoje, porém, outros surgiram com o tempo, como é o caso desse blog, focado em um tema, onde um ou vários autores focam em um específico assunto e suas ramificações, sendo o tipo de blog mais visitado. Há ainda, os blogs de empresas, que enxergam nesse meio uma forma de entrar em contato com o seu cliente, ou até mesmo com o seu funcionário.
Além do formato mais comum, existem outros tipos, como o fotolog ou os microblogs, como o Twitter, onde há um certo limite de caracteres a serem escritos.
Os autores e os leitores das postagens conseguem ter uma interação muito grande, pois os comentários ao final de cada postagem, permitem uma auto-avaliação do conteúdo publicado.  Existem várias plataformas que hospedam os blogs, como o criado por Evan Willians e hoje de posse do Google, que é o Blogger, além do Tumblr e do Blig.
Dados do http://www.blogpulse.com/  relatam que existem cerca de 147 milhões de blogs no mundo todo, e que diariamente, 52 milhões são criados. Eles podem trazer muito lucro ao seus proprietários: é o caso do http://mashable.com/ , criado por Pete Cashmore, que ganha com ele, anualmente, 2 milhões de dólares.
Opiniões dão o tom principal dos blogs, principalmente nos de gênero, como o nosso, que tem como assunto o Esporte. É o espaço onde o cronista tem autonomia para expor tudo o que pensa. Porém, como o conceituado blogueiro Hugh Hewitt diz em: "Blog-Entenda a Revolução que vai mudar seu mundo", é necessário que as pessoas tenham atenção e pensem bem sobre o que vão publicar, pois se suas informações não tiverem como ser comprovadas, toda a credibilidade vai por água abaixo.
Fundamentalmente, é necessário que os blogs tenham responsabilidade, deixem claro seus ideais, e que sejam interessantes, para atrair leitores a cerca do tema explorado.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Palavras Iniciais
-->

Nós, do Blog Esportes 105, alunos da referida sala na E.E. Maestro Villa Lobos, viemos por meio do primeiro post, apresentar o blog e seu objetivo. Teremos como tema o Esporte de uma forma geral, abordando as modalidades mais populares em nosso país, e também o principal do exterior.
A iniciativa do blog, parte de um trabalho proposto na disciplina Identificação de Territórios, do curso de Comunicação Aplicada da E.E. Maestro Villa Lobos, de Belo Horizonte. Nesse espaço , vamos buscar informar os fatos mais importantes a cerca do esporte, além de nossas opiniões e traçar um paralelo entre os trabalhos que serão propostos e o esporte.
Gostaríamos de lembrar que estamos dispostos a esclarecer dúvidas e a receber sugestões, que podem ser postadas nos comentários.
Atenciosamente, Equipe do Blog 105Esportes.
Alunos : Guilherme Henrique
       Frederico Pinto
       Davi Gonçalves
               Vitor Hugo Ferreira
     Lucas Vinícius