A Febre dos Blogs
Os blogs, ferramenta interativa, usada para disseminar
ideias, costumes ou informações, foram criados por John Barger, no ano de 1997.
Era o chamado Weblog, espaço usado como um diário pessoal por muito de seus
usuários, no primeiro formato dos blogs até o atual estágio.
Esse expediente é usado bastante hoje, porém, outros
surgiram com o tempo, como é o caso desse blog, focado em um tema, onde um ou
vários autores focam em um específico assunto e suas ramificações, sendo o tipo
de blog mais visitado. Há ainda, os blogs de empresas, que enxergam nesse meio
uma forma de entrar em contato com o seu cliente, ou até mesmo com o seu
funcionário.
Além do formato mais comum, existem outros tipos, como
o fotolog ou os microblogs, como o Twitter, onde há um certo limite de
caracteres a serem escritos.
Os autores e os leitores das postagens conseguem ter
uma interação muito grande, pois os comentários ao final de cada postagem,
permitem uma auto-avaliação do conteúdo publicado. Existem várias plataformas que hospedam os
blogs, como o criado por Evan Willians e hoje de posse do Google, que é o
Blogger, além do Tumblr e do Blig.
Dados do http://www.blogpulse.com/ relatam que existem cerca de 147 milhões de blogs no mundo
todo, e que diariamente, 52 milhões são criados. Eles podem trazer muito lucro
ao seus proprietários: é o caso do http://mashable.com/ ,
criado por Pete Cashmore, que ganha com ele, anualmente, 2 milhões de dólares.
Opiniões dão o tom principal dos blogs, principalmente nos de gênero,
como o nosso, que tem como assunto o Esporte. É o espaço onde o cronista tem
autonomia para expor tudo o que pensa. Porém, como o conceituado blogueiro Hugh
Hewitt diz em: "Blog-Entenda a Revolução que vai mudar seu mundo", é
necessário que as pessoas tenham atenção e pensem bem sobre o que vão publicar,
pois se suas informações não tiverem como ser comprovadas, toda a credibilidade
vai por água abaixo.
Fundamentalmente, é necessário que os blogs tenham responsabilidade,
deixem claro seus ideais, e que sejam interessantes, para atrair leitores a
cerca do tema explorado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário