O RENASCIMENTO DA JUVENTUS
Depois de um período de escândalos de arbitragem e apostas, onde teve até um título italiano retirado e foi rebaixada para a Série B da Itália, a Juventus renasceu e hoje voltou a dominar o cenário italiano, sendo campeã nacional duas vezes seguidas, uma delas de forma invicta.
E tudo isso graças ao seu novo estádio e seu treinador: Antonio Conte. O primeiro, inaugurado para a temporada 2011-2012 e batizado de Juventus Stadium, foi transformado em um caldeirão e lá a Juve dificilmente perde, sendo a úlitma em boa campanha na UEFA Champions League, em que foi eliminada nas quartas-de-final pelo Bayern de Munique.
O segundo chegou ao clube também no meio de 2011 para uma temporada que começaria em breve. Com ideias novas, armou o time de várias maneiras até encontrar sua formação ideal: o 3-1-4-2, variante do 3-5-2 e que momentaneamente se transforma em 4-4-2 italiano, que prega pela marcação.
Sua peça-chave é o meio-campista Andrea Pirlo, que joga na frente da zaga abusando dos lançamentos longos para a velocidade de seu segundo atacante Giovinco e dos meias, que também marcam, Arturo Vidal e Claudio Marchisio.
A defesa também é destacada: o trio de zaga composto pelos italianos Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci e Giorgio Chiellini passa muita segurança ao líder do grupo, o veterano arqueiro Gianluigi Buffon.
Com bons reforços, principalmente para o setor ofensivo, como o já contratado Fernando Llorente, que jogava no futebol espanhol, a Juventus pode surpreender na próxima Champions League. E é nela que aposto minhas fichas.
![]() |
Esquema tático da Juventus. Detalhe: nessa partida, Marrone e Pogba substituíram Bonucci e Marchisio, respectivamente |
Nenhum comentário:
Postar um comentário