quinta-feira, 9 de maio de 2013



                     O CIRCO DA INFORMAÇÃO

Hoje em dia, a grande mídia trata o esporte como um show de entretenimento. Sim, ele é, mas, a forma como isso é colocado pelos veículos é demasiada, prejudicando a informação e os amantes do esporte.
Isso ocorre principalmente no futebol: matérias com os gols, melhores lances e o cotidiano dos clubes são muitas vezes pequenas, e substituídas por outras falando de bizarrices ou coisas sem relevância. O tradicional quadro dos gols no Fantástico é um claro exemplo, onde se perde muito tempo com esses assuntos sem importância e gols de muitos jogos são mostrados em meio minuto ou até mesno nem são mostrados.
Tudo em sua dose certa é benéfico: programas que levam o esporte em tom de brincadeira, como o "Fala Sério", mostrado pela ESPN em seu site são muito bons, desde que tenham apenas essa proposta. Porém, os programas essencialmente informativos, que visam apenas mostrar aos torcedores o cotidiano do esporte não devem prolongar brincadeiras. Um caso emblemático é de um repórter da TV Globo que levou, em entrevista coletiva de Hernán Barcos, atacante argentino que defende o Grêmio, mas na época atuava pelo Palmeiras, uma foto do cantor Zé Ramalho, alegando semelhança entre os dois e sendo repreendido pelo jogador, por ele estar ali para falar apenas de sua profissão.
A informação tem que ser levada a sério, independente da área onde ela estiver inserida, seja no esporte ou no jornalismo geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário